O número de fertilizações in vitro (FIV) está crescendo exponencialmente. Segundo relatório anual emitido pela Anvisa (SisEmbrio), em 2017 foram realizados mais de 36 mil procedimentos em todo o Brasil. Ainda que a técnica já tenha proporcionado o nascimento de muitos bebês, algumas mulheres ainda têm medo, receio e até preconceito com a FIV.
O primeiro passo para a paciente ter uma FIV bem-sucedida é quebrar as barreiras que a própria mente impõe. Quando ela decide fazer a fertilização precisa acreditar no seu sonho e na equipe médica envolvida, além de estar disposta a se desprender de crenças limitantes, como a opinião contrária de familiares e amigos.
Confira o passo a passo de como é realizada a Fertilização in vitro:
- É realizada uma ultrassonografia para checar se está tudo bem com o útero e os ovários
- Se os órgãos reprodutivos estiverem saudáveis, a paciente recebe medicamentos especiais chamados de gonadotrofinas exógenas, hormônios que irão estimular os ovários para que haja uma “super-ovulação”.
- O crescimento dos folículos ovarianos é monitorado pelo médico através do exame de ultrassom até que eles atinjam tamanho e número adequados.
- Em média, de 10-12 dias após o início da medicação, a mulher é levada ao centro cirúrgico para aspirar os óvulos do ovário.
- Quando aspirados, os óvulos são imediatamente entregues ao laboratório, para que, em seguida, sejam formados os embriões. Durante a aspiração dos óvulos, os espermatozoides também devem ser colhidos.
- Assim que o embriologista recebe os gametas, ele coloca os óvulos em contato com os espermatozoides com o objetivo de formar os embriões
- Dentro de três a cinco dias, os embriões devem ser transferidos para o útero da paciente para a tentativa de gravidez.
- O último e talvez o passo que desperta mais ansiedade nas mulheres é a espera entre a transferência dos embriões até a realização do exame de gravidez. Ele pode ser realizado entre o 8° e 12º dia após a transferência.
Na clínica Baby Center – Medicina Reprodutiva, a taxa de sucesso para fertilização in vitro varia entre 65% a 70%, comprovada através do resultado positivo do teste de gravidez.