20 jul Jovem alerta o mundo sobre efeitos da endometriose
Uma jovem chamada Thessy Kouzokas alertou o mundo para um problema sério de saúde após postar uma foto nua em suas redes sociais, com o objetivo de alertar as mulheres sobre os efeitos da endometriose, doença que afeta 6 milhões de brasileiras.
Além do relato, a jovem conta em seu perfil do Instagram que sofre de menopausa aos 27 anos, isto é, falência ovariana precoce, o que a impede de engravidar naturalmente.
Os principais sintomas da endometriose são cólicas muito fortes, dor para ter relação sexual e alterações nos sistemas urinário e intestinal durante o período menstrual, no entanto, para muitas mulheres o problema pode ser assintomático, fazendo com que só se suspeite da doença ao se deparar com a dificuldade de engravidar.
Para entender melhor sobre a doença e o por que o bebê não vem para quem tem endometriose, clique aqui.
Caso tenha mais dúvidas sobre esse e outros temas, deixe o seu comentário.
Dr. Luiz Fernando Carvalho é ginecologista especializado em reprodução humana e endometriose. Doutor pela Cleveland Clinic, Universidade de São Paulo e Pós Doutor por Harvard, o médico é diretor da clínica Baby Center, além de membro da Sociedade Americana de Reprodução Humana (ASRM), Sociedade Europeia de Reprodução Humana (ESHRE) e Sociedade Americana de Laparoscopia Ginecológica (AAGL).