04 maio Fertilização in vitro engorda?
Uma preocupação comum vivenciada por “tentantes” é se o tratamento de fertilização in vitro pode fazer com que elas ganhem peso. Nenhuma mulher gosta de engordar e muitas vezes isso pode resultar em fatores emocionais descompensados e interferir na autoestima e confiança da mulher.
Para tranquilizar as futuras mamães, isso é mito. A etapa do tratamento de FIV na qual os ovários são estimulados com hormônios (gonadotrofinas aplicadas através de injeção diária na pele), chama-se estimulação ovariana controlada e ela acontece em um curto período de tempo (9-14 dias) no qual é improvável que a paciente apresente aumento excessivo de peso.
Uma possível causa para o aparente aumento de peso é a retenção hídrica ou inchaço ocasionados pelo aumento dos ovários. O ganho de peso pode ser de até 2kg que são eliminados na próxima menstruação, 10 dias após a parada dos medicamentos hormonais que estimulam os ovários. A retenção hídrica pode ser minimizada com a prática de atividade física moderada, drenagem linfática (por todo corpo com exceção no abdômen devido à proximidade com os ovários) e dieta rica em proteínas.
Por outro lado, alguns fatores psicológicos como ansiedade, alteração de humor e estresse são muito comuns no tratamento de FIV e podem interferir nessa etapa do tratamento de FIV, contribuindo para que ocorra o aumento de ingestão calórica e consequentemente haja aumento de peso. Isso é muito real, mulheres! O grande segredo é evitar aqueles chocolates a mais… afinal com o aumento dos hormônios a vontade dos chocolates aumenta muito.
Portanto, a estimulação ovariana durante a FIV não engorda! O acúmulo de líquido é perdido depois do fim do tratamento com medicamentos hormonais. Só não pode descuidar da alimentação e se render à ansiedade. Seguimos em frente com o primeiro mitos e verdades sobre FIV Clínica Baby Center e uma preocupação a menos!