A mini-FIV é um tipo de fertilização in vitro (FIV) realizado com menores doses de gonadotrofinas exógenas, medicamentos utilizados para estimular os ovários a liberarem óvulos. Essa técnica resulta em menor quantidade de óvulos coletados (1-4 óvulos) porém, estes apresentam melhor qualidade. Além disso, os gastos com medicamentos podem ser reduzidos em 30-40% com a mini-FIV.
Ao utilizar menores concentrações de medicamentos hormonais, a mini-FIV pode reduzir os efeitos colaterais e desconfortos como acúmulo de líquidos, inchaço abdominal e aumento de peso, sentidos durante a estimulação ovariana controlada. Além disso, evita embriões excedentes, vistos na fertilização in vitro convencional, já que os óvulos coletados em pequeno número serão fertilizados e possivelmente transferidos para o útero materno.
Na mini-FIV, a prioridade é a qualidade e não a quantidade de óvulos. Devido a essa característica, ela pode ser indicada para mulheres em idade avançada, já que a reserva ovariana já está escassa e os óvulos não apresentam uma qualidade tão preservada.
Duas alternativas são comumente utilizadas para realizar mini-FIV:
A mini-FIV é um tratamento com menores custos, menores doses hormonais e menos desconfortos (inchaços, sensibilidade e dores), porém, cabe ao médico especialista em reprodução humana verificar se ela pode ser utilizada ou não para abordar cada caso, individualmente.
Rua Joaquim Floriano, 466 14º andar - Cj 1409
Itaim Bibi | São Paulo - SP
11 3071.4767
contato@babycenter.med.br
babycenter.med.br