O namoro programado, também conhecido como coito programado ou relação sexual programada (RSP) é a técnica mais simples da reprodução humana, considerada um tratamento de baixa complexidade. Muitas mulheres acreditam que o namoro programado pode ser realizado sem orientação médica, em casa, apenas acompanhando o ciclo ovulatório pela “tabelinha”, mas esse é um conceito totalmente errado, que pode mascarar possíveis problemas de infertilidade, além de atrasar o início do tratamento correto.
O coito programado é recomendado para casais mais jovens com causa aparente de infertilidade leve, como o fator ovulatório, por exemplo, ou quando não são identificadas alterações na qualidade do sêmen, tubas e cavidades uterinas. Podemos dizer que esse tratamento é a primeira alternativa para casais nesse perfil. Caso o tratamento não seja positivo, geralmente é aconselhável seguir para a Fertilização in Vitro (FIV). Essas decisões serão tomadas através do diagnóstico do médico especialista em reprodução humana.
Alguns exames devem ser realizados para verificar a fertilidade do casal e viabilidade do tratamento de baixa complexidade como:
Confira o passo a passo do namoro programado:
O namoro programado representa o melhor período do ciclo menstrual, indicado pelo médico especialista em reprodução humana, para o casal ter relações sexuais e obter a gestação.
Durante a estimulação ovariana, a paciente pode sentir algumas reações, que são normais e esperadas por conta dos remédios. Os incômodos mais comuns são cólicas, inchaço, dor de cabeça, dor nos seios, desconforto abdominal e irritabilidade. Apesar disso, o procedimento é muito tranquilo e não oferece nenhum risco à paciente.
Rua Joaquim Floriano, 466 14º andar - Cj 1409
Itaim Bibi | São Paulo - SP
11 3071.4767
contato@babycenter.med.br
babycenter.med.br